Pular para o conteúdo principal
Publicado em 20, Oct 2021 por economia_obser…
Card apresenta uma pessoa operando uma máquina numa indústria farmacêutica
Publicações

Atividade catarinense sofre recuo após quatro avanços consecutivos

Variação do índice de atividade econômica em Santa Catarina e Brasil

Após quatro expansões consecutivas, o Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina registrou retração de 0,47% no mês de agosto, em comparação com julho, na série sem os efeitos sazonais. A queda na atividade econômica catarinense foi maior do que a registrada no país, cuja variação negativa foi de 0,15%.

Apurado pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica (IBC) mensura a evolução da atividade econômica no país, incorporando variáveis proxies do desempenho nos setores da economia e visto como uma prévia do PIB.

Comércio impacta o desempenho negativo da atividade econômica no mês de agosto

Variação dos índices setoriais em Santa Catarina e Brasil

O grande responsável pela queda da atividade econômica catarinense foi o setor do Comércio, que registrou recuo de 10,14% no mês de agosto em relação a julho, frente à variação negativa do país de 3,13%. Esse desempenho foi puxado sobretudo pela queda nas vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que compreende a venda de artigos para habitação, e no comércio varejista de Tecidos, vestuários e calçados.

Cabe destacar que o volume de vendas no setor do Comércio se encontra 6,31% acima do nível de fevereiro de 2020, cenário de pré-pandemia, apesar do recuo apontado em agosto.

Por outro lado, oposto ao cenário nacional, a indústria catarinense expressou bom desempenho das atividades, com destaque para Metalurgia, Têxtil e Confecções, amenizando o resultado negativo no mês. A indústria geral do estado interrompeu seis retrações sucessivas ao registrar expansão de 1,90% ante julho.

O setor de Serviços também apontou expansão em agosto, orientado pelas atividades relacionadas ao Transporte, serviços auxiliares e correios e Serviços de informação e comunicação.

Média móvel do índice de atividade econômica em Santa Catarina

Apesar da queda em agosto, as perspectivas continuam positivas para a atividade econômica no estado catarinense, seguindo a ótica da evolução da média móvel trimestral. Comércio e Serviços orientados para a Atividade turística e Serviços prestados às famílias deverão orientar a expansão da atividade econômica no restante de 2021.

Acesse o boletim completo abaixo.

Tags Publicações