Pular para o conteúdo principal
Publicado em 8, Sep 2021 por observatorio
Chapeco. Foto: Leandro Schmidt/PMC
Publicações

Santa Catarina é o estado com melhor avaliação no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), um ranking que avalia aspectos como Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O aspecto em que o estado tem o melhor desempenho é o do Desenvolvimento Econômico, com 74,85 pontos, seguido pelo aspecto Fiscal, com 73,56.  O pior desempenho de Santa Catarina é no aspecto de Infraestrutura e Mobilidade, em que obteve 49,18 pontos – faixa classificada como Situação Crítica pelo indicador.

Em relação às regiões catarinenses, a Oeste Catarinense obteve a maior pontuação no IGMA, seguida pela região do Vale do Itajaí e do Norte Catarinense. A região Serrana está na sexta posição.

O Índice IGMA foi criado com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Baseada no conceito de Big Data, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada.